sábado, 12 de janeiro de 2013

Indicados ao BAFTA e ao Oscar + Opiniões


Após eu dar meus pitacos para os prêmios do Globo de Ouro, é hora de mostrar os indicados ao BAFTA e ao Oscar, que foram anunciados nessa semana. Em ambos, Lincoln lidera a lista de indicações, com 11 no BAFTA e 12 no Oscar.
  
Quanto ao Oscar, surgiram algumas novidades inesperadas, e cito algumas:
 
Melhor Roteiro Original: A entrada de “O Voo” surpreendeu muita gente. O roteiro tem momentos de brilhantismo, mas acaba caindo em ciladas que não fazem jus a sua presença. “O Mestre” de Paul Thomas Anderson foi o maior prejudicado, ficando de fora da disputa.
 

Melhor Filme Estrangeiro: Impressionou o fato de “Os Intocáveis” não estar na lista. O filme foi aclamado durante todo o ano, sendo um dos preferidos de crítica e público por onde passou. Está na lista do Globo de Ouro e do BAFTA e não ficou na do Oscar.
 

Melhor Atriz: Quvenzhané Wallis, do superestimado “Indomável Sonhadora” desbancou Marion Cotillard (que assim como “Os Intocáveis”, estava na lista de todas as premiações). Emanuelle Riva de “Amor” também entrou e foi uma grata surpresa.
 

Melhor Ator Coadjuvante: A novidade foi Leonardo Di Caprio ficar de fora, sendo ignorado pela Academia mais uma vez. No entanto, Cristoph Waltz está ótimo em “Django Livre” e representará muito bem o filme. A volta de Robert De Niro ao Oscar depois de 21 anos também agrada bastante.
 

Melhor Ator: A saída de John Hawkes foi sentida por alguns, que comparam sua atuação em “As Sessões” com a feita por Daniel Day-Lewis em “Meu Pé Esquerdo”, de 1989. Não creio que seja do mesmo nível, e também há o fato de que a lista está bem preenchida. Assim, a falta de Hawkes não pesará.


Melhor Diretor: Talvez a maior surpresa da lista, pois no dia anterior foi divulgada a lista de indicados do DGA (Sindicato de Diretores dos EUA), que serve sempre como termômetro para as indicações ao Oscar. Desta vez não foi bem assim, e apenas dois dos cinco diretores presentes naquela lista estão concorrendo ao Oscar (Ang Lee e Steven Spielberg). 
 

Dos outros indicados, Michael Haneke é um mestre e já fez filmes maravilhosos. Foi muito legal ver a academia reconhecer seu trabalho, e ainda mais por um ótimo filme como é Amor. Para quem quiser conhecer mais sobre sua filmografia, recomendo que assistam Caché e A Professora de Piano. 
 
David O. Russell é a incógnita pra mim, pois, como comentei no post do Globo de Ouro, ainda não vi “O Lado Bom da Vida” e estou com muitas expectativas. E Benh Zeitlin ser indicado por “Indomável Sonhadora” não é tão surpreendente assim, pois o filme já havia conseguido grande visualização, com premiações em Cannes e em Sundance. Apesar de eu não gostar muito do filme, reconheço a capacidade do diretor e também vejo isso com um incentivo, pois ele ainda é jovem e fez um trabalho de qualidade. 
 
As ausências de Kathryn Bigelow e Quentin Tarantino nessa lista foram extremamente sentidas, sendo taxada de injustiça por alguns. Para mim, a ausência de Bigelow chega sim a beirar a injustiça, pois seu “A Hora Mais Escura” tem grandes méritos exatamente pela direção e edição (estando indicado nesta categoria). Já a ausência de Tarantino pesa menos, pois, apesar de “Django Livre” ser um bom filme, sua direção não se sobressai tanto quanto a de seus concorrentes.
 

Melhor Filme: A Academia poderia indicar até dez filmes aqui, mas preferiu indicar apenas nove. Isso deixou muita gente revoltada, pedindo que outros filmes ocupassem essa vaga, como “O Mestre”, “Batman: O Cavaleiro Das Trevas Ressurge”, “Os Vingadores”, entre outros. Analisando a lista, as únicas presenças que me incomodam são Argo e Indomável Sonhadora, o primeiro por não apresentar nada de brilhante e o segundo por motivos que já citei. 
 
A entrada de Amor é muito bem vinda, mas infelizmente o filme só entra na lista para fazer número, não tendo chances de levar o prêmio. Com a saída de Kathryn Bigelow da lista de diretores, “A Hora Mais Escura” fica enfraquecido nessa categoria, pois, nos últimos anos, quem levou o prêmio de Direção acabou levando o de Filme. 
 
Mas do jeito que as coisas caminham, a entrega do Oscar pode mostrar várias surpresas e, de todo modo, creio que essa edição será a mais disputada dos últimos anos, principalmente pela grande qualidade que foi demonstrada pelo cinema americano em 2012, após anos de escassez.


Seguem as listas:
 
BAFTA (Clique no botão para ver a lista)



 
OSCAR (Clique no botão para ver a lista)



Para fechar, uma pequena curiosidade sobre as indicações ao Oscar: “O Lado Bom da Vida” conseguiu ser indicado nas categorias que formam o chamado “Big Five” (Filme, Direção, Roteiro, Ator e Atriz), entrando em uma seleta lista de 40 filmes durante a história da premiação, sendo que a última vez que isso ocorreu foi em 2004, com “Menina de Ouro”. De quebra, conseguiu a nomeação em todas as categorias de atuação, fato que não ocorria desde 1982, com “Reds”.
 
Quando estivermos mais próximos das premiações, farei posts com mais palpites!

                       

2 comentários:

  1. O Oscar desse ano será excelente! Todos os filmes são ótimos, com excelentes atuações. Até agora, só tenho coragem de palpitar que Daniel Day-Lewis leve para melhor Ator. Acompanharei, se possível, a premiação do Globo de Ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que será excelente. Há tempos não via disputas tão acirradas em praticamente todas as categorias. E, assim como você, o que cravo com 100% de certeza é a vitória do Day-Lewis. Tenho grandes esperanças de que a Jessica Chastain leve o de melhor atriz, mas não está tão certo como a de ator.

      Excluir