quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Palpites para o Globo de Ouro 2013!






Começou a época de premiações no cinema. Hoje saiu a lista de indicados para o Oscar, mas não a comentarei ainda. Vou falar do meu palpite para o Globo de Ouro, que é uma das principais premiações do cinema americano. Muitos dos filmes que estão aqui também estarão no Oscar, então é bom ficar de olho.

A premiação ocorrerá no domingo com transmissão no Brasil pela TNT, às 22 horas. Farei uma lista com os meus palpites para a parte de cinema (A premiação também é entregue a seriados, minisséries e filmes para a TV).



Melhor trilha sonora original

  • Mychael Danna -As Aventuras de Pi
  • Alexandre Desplat - Argo
  • Dario Marianelli - Anna Karenina
  • Tom Tykwer - A Viagem
  • John Willians - Lincoln

Meu palpite: John Willians – Lincoln




Uma categoria que possui bons concorrentes, e, tirando o Tom Tykwer e o Mychael Danna, temos uma boa briga. Fico com John Willians mais pela sua história dentro do cinema do que por qualquer outro motivo. Acho que o Alexandre Desplat tem se perdido um pouco ao fazer muitas trilhas dentro do mesmo ano, o que acaba fazendo que seu trabalho comece a ficar mais reconhecido pela quantidade do que pela qualidade. Aliás, não assisti “As Aventuras de Pi” e creio que o Mychael Danna pode até surpreender aqui.

 

Melhor canção original

  • "For You" - Ato de Coragem
  • "Not Running Anymore" - Stand Up Guys
  • "Safe & Sound" - Jogos Vorazes
  • "Skyfall" - 007 - Operação Skyfall
  • "Suddenly" - Os Miseráveis

Meu palpite: Suddenly – Os Miseráveis




Aqui estou com as calças na mão. Não assisti nenhum dos filmes indicados, e tampouco ouvi essas músicas. Vou com Os Miseráveis, por ser um musical.

 

Melhor longa animado

  • Valente
  • A Origem dos Guardiões
  • Frankenweenie
  • Detona Ralph
  • Hotel Transilvânia

Meu palpite: Frankenweenie

 
 

Mais uma categoria em que entro no chute. Assisto pouquíssimas animações, e não vi nenhuma das listadas. Fico com Frankenweenie por ser dirigida pelo Tim Burton. Aliás, fiquei até com bastante vontade de assisti-la agora, providenciarei para que isso seja resolvido.
  

Melhor filme em lingua estrangeira

  • Amour (Áustria)
  • A Royal Affair (Dinamarca)
  • Intocáveis (França)
  • Kon-Tiki (Noruega, Reino Unido, Dinamarca)
  • Ferrugem e Osso (França)

Meu palpite: Amour (Áustria)

 


Aqui a briga é boa. Amour tem levado vantagem em grande parte das premiações, inclusive tendo ganho a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Intocáveis, no entanto (e injustamente, a meu ver), tem sido extremamente bem recebido pelo público, e virou sensação por onde passou, podendo também entrar forte na disputa. Ferrugem e Osso conta com boas atuações dos atores principais e uma boa história, mas não creio que tenha força para bater os dois citados.
 

Melhor roteiro

  • Mark Boal - A Hora Mais Escura
  • Tony Kushne - Lincoln
  • David O. Russell - O Lado Bom da Vida
  • Chris Terrio - Argo
  • Quentin Tarantino - Django Livre

Meu palpite: Mark Boal – A Hora Mais Escura



Essa categoria, junto com melhor filme (drama) e diretor é a mais incerta pra mim. Dos indicados, não vi O Lado Bom da Vida, que tem sido extremamente elogiado, o que me deixa ansioso para conferi-lo. Mas acho que a briga fica entre Mark Boal e Quentin Tarantino.  Apesar de o roteiro de Tarantino ter grande qualidade, acho que falha em alguns momentos, principalmente por usar artifícios que já foram vistos no seu último filme, Bastardos Inglórios, além de outras coisas que são jogadas lá sem necessidade. Já Mark Boal mais uma vez conta uma história relacionada a guerra, mas dessa vez bem mais interessante do que a contada em Guerra ao Terror (que lhe deu o Oscar de Melhor Roteiro Original). Argo e Lincoln nem mereciam estar aí.



Melhor ator coadjuvante

  • Alan Arkin - Argo
  • Leonardo DiCaprio - Django Livre
  • Philip Seymour Hoffman - O Mestre
  • Tommy Lee Jones - Lincoln
  • Christoph Waltz - Django Livre

Meu palpite: Cristoph Waltz – Django Livre

 


Mais uma vez a parceria Tarantino – Waltz pode render prêmios a este. No entanto, a disputa será bem mais acirrada do que foi há três anos, quando o alemão levou todos os prêmios que disputou. Desta vez, apesar de atuar bem novamente, ele não fica tão à frente de seus concorrentes, principalmente Tommy Lee Jones, em Lincoln, que parece finalmente estar se soltando dos papéis de Xerife/Policial. Estou muito curioso pra ver a atuação do Philip Seymour Hoffman em O Mestre, pois ele é um ator fantástico que sempre faz bons trabalhos. Assim, não me surpreenderá se este levar o prêmio.
 

Melhor atriz coadjuvante

  • Amy Adams - O Mestre
  • Sally Field - Lincoln
  • Anne Hathaway - Os Miseráveis
  • Helen Hunt - As Sessões
  • Nicole Kidman - The Paperboy

Meu Palpite: Sally Field – Lincoln

 


Chute! Só vi a atuação de Sally Field, e, apesar de ela ter sido apagada pela grandiosidade do Daniel Day Lewis, faz uma boa participação. Acho que Anne Hathaway e Amy Adams podem pintar forte na briga, e as outras duas devem ter chances bem menores.
  

Melhor atriz (musical / comédia)

  • Emily Blunt - Amor Impossível
  • Judy Dench - O Exótico Hotel Marigold
  • Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
  • Maggie Smith - Quartet
  • Meryl Streep - Um Divã para Dois

Meu palpite: Jennifer Lawrence – O Lado Bom da Vida

 


Apesar de ter Meryl Streep na disputa, vou em Jennifer Lawrence. O Lado Bom da Vida está sendo elogiado em tudo, então ficarei na torcida para que o filme corresponda às expectativas e leve esse prêmio.


Melhor ator (musical / comédia)

  • Jack Black - Bernie
  • Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
  • Hugh Jackman - Os Miseráveis
  • Ewan McGregor - Amor Impossível
  • Bill Murray - Um Final de Semana em Hyde Park

Meu palpite: Bradley Cooper – O Lado Bom da Vida

 


Desde que eu comecei a assistir Alias, peguei uma simpatia grande pelo Bradley Cooper. Fiquei feliz ao vê-lo crescendo cada vez mais dentro de Hollywood e fazendo filmes melhores. Aqui, parece que ele atingiu o seu ápice, tendo sido bastante elogiado por essa atuação. Dos outros indicados, creio que Hugh Jackman é o mais forte dos concorrentes, com o eternamente carismático Bill Murray correndo por fora.


Melhor atriz (drama)

  • Jessica Chastain -A Hora Mais Escura
  • Marion Cotillard - Ferrugem e Osso
  • Helen Mirren - Hitchcock
  • Naomi Watts - O Impossível
  • Rachel Weisz - The Deep Blue Sea

Meu palpite: Jessica Chastain – A Hora Mais Escura

 
 

Até eu assistir A Hora Mais Escura, eu tinha certeza de que torceria pela Marion Cotillard. No entanto, a Jessica Chastain, que é a nova sensação de Hollywood, mostra a que veio no seu novo filme. A presença da atriz é poderosa e ela faz um papel excelente, carregando o filme em suas costas. Também tenho ouvido muitos elogios pela atuação da Naomi Watts, mas não posso dizer mais, pois não vi o filme, valendo o mesmo para Helen Mirren em Hitchcock. De todo modo, elas terão qualquer das concorrentes terá que fazer um papel monstruoso para tirar esse prêmio da Chastain.
 

Melhor ator (drama)

  • Daniel Day-Lewis - Lincoln
  • Richard Gere - A Negociação
  • John Hawkes - As Sessões
  • Joaquin Phoenix - O Mestre
  • Denzel Washington - O Voo

Meu palpite: Daniel Day-Lewis – Lincoln

 


Aqui não tem pra ninguém. Denzel Washington está excelente em O Voo, mas não terá chances contra Day-Lewis. O ator faz praticamente tudo em Lincoln, e, assim como aconteceu há cinco anos, quando ganhou seu segundo Oscar (por Sangue Negro), o ator deve levar todos os prêmios que disputar. John Hawkes me deixou bem curioso pela sua indicação, pois é um ator que sempre frequentou a cena independente americana e parece estar aparecendo mais no mainstream agora. 
 

Melhor diretor

  • Ben Affleck - Argo
  • Kathryn Bigelow - A Hora Mais Escura
  • Ang Lee - As Aventuras de Pi
  • Steven Spielberg - Lincoln
  • Quentin Tarantino - Django Livre

Meu palpite: Kathryn Bigelow – A Hora Mais Escura

 


A Hora Mais Escura é um filme que te faz grudar na cadeira, principalmente nos seus 40 minutos finais. Apesar de ter quase 3 horas de duração, não fica arrastado ou lento em nenhum momento, e, apesar de todo mundo saber o final da história, a mão da diretora é fundamental para deixar a narrativa interessante e chamativa. A grande briga é com Quentin Tarantino, que faz mais um excelente trabalho em Django Livre, mas o filme não tem a mesma qualidade de seus anteriores e tampouco do concorrente. Argo e Lincoln estão aí apenas pra completar a lista, não os vejo com chances de competir. As Aventuras de Pi não devem tão excitantes a ponto de levar o prêmio.
 

Melhor filme (musical / comédia)

  • O Exótico Hotel Marigold
  • Os Miseráveis
  • Moonrise Kingdom
  • Amor Impossível
  • O Lado Bom da Vida

Meu palpite: O Lado Bom da Vida

 


Em Moonrise Kingdom, finalmente o Wes Anderson acertou a mão. Todos os filmes do diretor eram visualmente belos, mas com histórias que não chamavam a atenção. Aqui, ele conseguiu aliar a beleza a um bom roteiro e acho que ele entra como forte concorrente. Um pouco à frente vêm Os Miseráveis e O Lado Bom da Vida, que são os favoritos aqui. Por eu ter me encantado tanto com a premissa do último, fico com ele, mas também ficarei muito feliz se Moonrise levar.



Melhor filme (drama)

  • Argo
  • Django Livre
  • As Aventuras de Pi
  • Lincoln
  • A Hora Mais Escura

Meu palpite: A Hora Mais Escura

 



E finalmente chegamos à última categoria. Assim como na categoria de diretor (que ultimamente vem replicando o escolhido para filme), acho que A Hora Mais Escura fica à frente dos concorrentes, com Django vindo logo atrás. Não consigo me conformar com Argo estar nessa lista, pois, apesar de o filme ser competente, não é suficientemente bom para entrar na briga por um Globo de Ouro e tampouco por um Oscar (e provavelmente estará indicado lá também). Pi é a incógnita para mim, mas como disse, não acho que vai chegar com a força para fazer frente a Django e A Hora Mais Escura. 



Sintam-se à vontade para palpitar nos comentários!

0 comentários:

Postar um comentário