sábado, 16 de março de 2013

Cannes 2013 - Quem pode estar presente


Com a divulgação da abertura do Festival de Cannes com o filme O Grande Gatsby de Baz Luhrmann, agora teremos mais ou menos um mês até a divulgação da lista oficial dos concorrentes à tão desejada Palma de Ouro, o prêmio máximo do festival. Já que a lista ainda vai demorar um pouco para ser divulgada, nada melhor do que especular sobre quais filmes podem pintar no evento.

Sobre o evento
O Festival de Cannes se iniciou em 1946 e àquela época o prêmio distribuído era chamado de Grand Prix, sendo que apenas em 1955 foi começada a ser dada a Palma de Ouro. Com a evolução do Festival, foram criadas mostras paralelas como a International Critics Week e a Quizaine des Realisateurs, dedicadas apenas aos filmes independentes que não conseguiram entrar nas competições principais. E falando destas, além dos 20 filmes concorrentes à Palma, temos mais 20 que são selecionados para a segunda mostra principal do Festival, chamada de Un Certain Regard. Infelizmente, nem todos os filmes exibidos em Cannes chegam às salas de cinema do Brasil, no entanto, nos festivais e mostras brasileiros é possível assistir grande parte desses filmes.

Os principais prêmios distribuídos no festival são:

Prêmios dados pelo júri
Palma de Ouro: Dada ao filme escolhido pelo júri como o melhor da competição.
Grande Prêmio do Júri: É o equivalente ao segundo lugar do festival.
Prêmio do Júri: É entregue ao filme considerado pelo júri como o terceiro melhor da competição principal.
Prix De La Mise En Scène: Entregue ao melhor diretor do festival.
Prix Du Scénario: Entregue ao filme que possui o melhor roteiro.
Prêmio de Interpretação Masculina e Feminina: Dado aos melhores atores da competição. O detalhe é que pode acontecer de o prêmio ser dividido, como aconteceu no ano passado com Além das Montanhas (Dupa Dealuri, 2012) em que Cosmina Stratan e Cristina Flutur dividiram o prêmio e em Distante (Uzak, 2002) em que Muzaffer Özdemir e Emin Toprak também saíram vitoriosos.
Caméra D’Or: Pode apenas ser dado aos cineastas que estão fazendo seu primeiro filme. Uma característica interessante do prêmio é que ele pode ser dado a qualquer filme que esteja no festival, tanto na competição principal como nas mostras paralelas.

Prêmios dados por entidades independentes:
Prêmio FIPRESCI: É dado pela associação de críticos internacionais para o filme que eles julgam ser o melhor do festival.
Queer Palm: É dado ao melhor filme que trate da temática GLS.
Prêmio do Júri Ecumênico: É entregue ao filme que melhor enfoque debates sobre a condição humana. O júri é formado por cineastas cristãos e críticos, mas não são apenas países onde essa religião predomine que são premiados. Desse modo, o Japão e a China já ganharam o prêmio. Uma curiosidade sobre esse prêmio é que ele foi dado apenas uma vez de maneira negativa, sendo chamado de “anti-prêmio” e foi para o filme Anticristo (Antichrist, 2009) de Lars Von Trier.

A lista oficial dos filmes presentes no festival de 2013 será divulgada no dia 18 de abril. Vamos conferir alguns filmes que estão bem cotados a entrar na disputa:

Nymphomaniac


Direção: Lars Von Trier
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Christian Slater, Willem Dafoe
Informações: Considerado persona non grata pelos organizadores de Cannes em 2011, após dar declarações de apoio ao nazismo, Lars Von Trier se desculpou pelo ocorrido e agora corre contra o tempo para montar seu filme que mostra o relato de uma ninfomaníaca a um homem que a salva de um ato violento. Os rumores mais fortes dizem que o filme não ficará pronto a tempo de entrar no festival.
Filmes Recomendados do diretor: Anticristo (Antichrist, 2009), Dançando no Escuro (Dancer In The Dark, 2000), Dogville (2003), Manderlay (2005)

Camille Claudel 1915 


Direção: Bruno Dumont
Elenco: Juliette Binoche, Jean-Luc Vincent, Emmanuel Kauffman, Marion Keller
Informações: Diretor que é figura carimbada em Cannes, Bruno Dumont traz a história de Camille Claudel à tela, contando a parte em que a artista foi internada em um asilo. É a segunda vez que Dumont trabalhará com atores profissionais, tendo usado amadores nos outros papéis, tendo estes conseguido excelentes papéis sob a tutela do diretor.
Filmes recomendados do diretor: A Humanidade (L’Humanité, 1999), Flanders (2005), Fora de Satã (Hors Satan, 2011)

Los Amantes Pasajeros


Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Bandeiras, Penelope Cruz, Javier Camara
Informações: Passando por situação semelhante à de Lars Von Trier, Almodóvar está correndo contra o tempo para montar seu filme a tempo de estar pronto no festival. Diz-se que a história se passa toda dentro de um avião à beira de um desastre e mostra como a equipe se porta para trazer conforto aos passageiros. Os últimos três filmes do diretor estiveram concorrendo à Palma, então, supõe-se que se ficar pronto a tempo, o filme de Almodóvar é sério candidato a entrar na briga.
Filmes Recomendados do Diretor: Fale Com Ela (Hable Con Ella, 2002), Carne Trêmula (1997), Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre, 1999)

The Bling Ring 


Direção: Sofia Coppola
Elenco: Emma Watson, Taissa Farmiga, Leslie Mann, Erin Daniels
Informações: Após um ano de 2012 sem nenhuma diretora entre os concorrentes à Palma, pode ser que a organização do festival resolva reparar o erro e dar chance às mulheres nesse ano. Sofia Coppola traz a história de um grupo de adolescentes que utiliza a internet para descobrir onde moram as celebridades e assaltar as suas casas. A diretora já esteve presente no festival com Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006).
Filmes recomendados da diretora: Encontros e Desencontros (Lost In Translation, 2001)

Inside Llewyn Davis 


Direção:  Ethan e Joel Coen
Elenco: Oscar Isaac, John Goodman, Carey Mulligan, Justin Timberlake,
Informações: Vencedores da Palma de Ouro com Barton Fink – Delírios de Hollywood (Barton Fink, 1991), os Coen não participam do festival desde 2007, com o vencedor do Oscar Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men, 2007). Nesse ano eles estão bem cotados com o drama sobre um cantor que passa pela Nova York dos anos 70 tentando dar maior visibilidade à música Folk.
Filmes recomendados dos diretores: O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998), Fargo: Uma Comédia de Erros (Fargo, 1996), Queime Depois de Ler (Burn After Reading, 2008), O Homem Que Não Estava Lá (The Man Who Wasn’t There, 2001)

Nebraska 


Direção: Alexander Payne
Elenco: Bruce Dern, Will Forte, Bob Odenkirk
Informações: O filme é um road movie envolvendo pai e filho em uma viagem de Montana a Nebraska. A única vez que Payne esteve em Cannes foi em 2002, com As Confissões de Schmidt (About Schmidt, 2002) e agora está bem cotado para voltar ao festival. O cineasta é bem conhecido da cena independente americana, tendo feito filmes de destaque como Os Descendentes (The Descendants, 2011) e Sideways – Entre Umas e Outras (Sideways, 2004)
Filmes Recomendados: Eleição (Election, 1999), Sideways – Entre Umas e Outras (Sideways, 2004)

Twelve Years A Slave 


Direção: Steve McQueen
Elenco: Chitewel Ejiofor, Michael Fassbender, Brad Pitt, Quvenzhané Wallis
Informações: O cineasta inglês, apesar de ter apenas dois filmes no currículo até o momento, já possui uma grande legião de fãs, dada a grande qualidade dos trabalhos apresentados. O filme em questão trata de um homem que, no século XIX, é sequestrado e vendido como escravo. Os filmes de McQueen ganharam uma infinidade de prêmios em festivais ao redor do mundo (inclusive o prêmio Camera D’or em Cannes 2008), então é esperado que o diretor esteja entre os escolhidos para Cannes.
Filmes recomendados do Diretor: Shame (2011), Hunger (2008)

Blood Ties 


Direção: Guillaume Canet
Elenco: Mila Kunis, Zoe Saldana, Clive Owen, Marion Cotillard, Billy Crudup
Informações: Canet começou a carreira como ator, mas vem se dedicando mais à direção nos últimos anos. O diretor tem como cartão de visitas o excelente Não Conte À Ninguém (Ne Le Dis À Personne, 2006), suspense baseado no best-seller de Harlan Coben. Seu filme contará a história de dois irmãos em lados opostos da lei e será ambientado na Nova York dos anos 70.
Filmes recomendados do diretor: Não Conte À Ninguém (Ne Le Dis À Personne, 2006), Les Petits Mouchoirs (Até a Eternidade, 2010)

Malavita 


Direção: Luc Besson
Elenco: Robert De Niro, Tommy Lee Jones, Michelle Pfeiffer,
Informações: Após exibir O Quinto Elemento (The Fifth Element, 1997) em Cannes, fora da competição, Luc Besson volta a estar cotado para estar entre os presentes do festival. O francês, responsável por roteiros dos filmes da série Carga Explosiva e Busca Implacável, contará em seu filme a história de uma família de mafiosos colocada em um programa de proteção a testemunhas que é descoberta e acaba tendo que voltar à ativa. O grande destaque do elenco é a volta de Robert De Niro aos filmes envolvendo a máfia, e se o ator mantiver a forma que o fez ser indicado ao Oscar deste ano, poderemos ver mais um ótimo papel.
Filmes recomendados do diretor: O Profissional (Leon, 1994), O Quinto Elemento (The Fifth Element, 1997), Nikita – Criada Para Matar (Nikita, 1990)

Tom À La Ferme


Direção: Xavier Dolan
Elenco: Caleb Landry Jones, Xavier Dolan, Mélodie Simard
Informações: O diretor mais promissor do Canadá, Xavier Dolan possui apenas 23 anos e acaba de preparar seu quarto filme. Os outros três foram exibidos e premiados nas mostras paralelas de Cannes e espera-se que dessa vez o diretor consiga seu lugar na seleção principal do festival. Dolan, como de costume, atuará no filme, que mostrará um homem conhecendo a família de seu namorado, que não sabia da orientação sexual de seu filho. O elenco conta com o também promissor Caleb Landry Jones, que atuou no subestimado Antiviral (2012) de Brendan Cronenberg (filho do grande David Cronenberg).
Filmes recomendados do diretor: Eu Matei a Minha Mãe (J’Ai Tué Ma Mère, 2009), Amores Imaginários (Les Amours Imaginaires, 2010)

Lowlife 


Direção: James Gray
Elenco: Joaquin Phoenix, Marion Cotillard, Jeremy Renner
Informações: Mais um diretor cujos filmes constantemente estão presentes em Cannes, Gray trará uma história focada em uma imigrante nos EUA que é ajudada por um mágico a encontrar sua irmã. O diretor traz mais uma vez Joaquin Phoenix para trabalhar com ele e espera-se que mais uma vez consiga entrar na competição principal, feito que conseguiu com seus últimos 3 filmes.
Filmes recomendados do diretor: Os Donos da Noite (We Own The Night, 2007), Amantes (Two Lovers, 2008)

Only God Forgives


Direção: Nicolas Winding Refn
Elenco: Ryan Gosling, Kristin Scott Thomas, Tom Burke, Yayaying
Informações: A última participação do diretor no festival foi com Drive (2011), que recebeu mais de 15 minutos de palmas e lhe rendeu o prêmio de Melhor Direção. Depois disso, o filme continuou sendo aclamado por onde passou e já é tratado como um dos melhores da atual década. Assim, muito se espera do novo trabalho do diretor, que trata de um dono de uma academia em Bangkok que resolve entrar em um combate contra um tenente da polícia. Refn trabalha mais uma vez Ryan Gosling, que vem se tornando o ator mais cobiçado dos EUA.
Filmes recomendados do diretor: Drive (2011), Pusher (1996), Bronson (2008)

Only Lovers Left Alive 


Direção: Jim Jarmusch
Elenco: Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Mia Wasikowska, John Hurt
Informações: Um dos diretores independentes mais aclamados pelo público norte-americano, Jarmusch já esteve presente diversas vezes no festival. Na sua última participação, ganhou o Grande Prêmio do Júri (o equivalente ao segundo lugar) por Flores Partidas (Broken Flowers, 2005). O novo filme do diretor mostrará um casal de vampiros que estão apaixonados há séculos.
Filmes recomendados do diretor: Daunbailó (Down By Law, 1986), Dead Man (1995), Ghost Dog (1999), Flores Partidas (Broken Flowers, 2009)

La Grande Belleza 


Direção: Paolo Sorrentino
Elenco: Toni Servillo, Sabrina Ferilli, Serena Grandi
Informações: Outro diretor que constantemente está presente no festival, Sorrentino tenta entrar pela quinta vez na briga pela Palma de Ouro. Seu filme mostrará um jornalista que tenta relembrar sua infância e adolescência, tendo toques de Fellini. A depender do apreço que os organizadores do festival têm pelo trabalho do italiano, sua presença na lista é bem provável. Na última vez que esteve presente, Sorrentino trouxe Aqui é o Meu Lugar (This Must Be The Place, 2011), com Sean Penn, filme que acabou levando o prêmio do Juri Ecumênico.
Filmes recomendados do diretor: A Consequência do Amor (Le Conseguenze Dell’Amore, 2004), Aqui é o Meu Lugar (This Must Be The Place, 2011), Il Divo (2008)

Soshite Chichi Ni Naru


Direção: Hirokazu Koreeda
Elenco: Masaharu Fukuyama, Yôko Maki, Jun Kunimura
Informações: O novo trabalho de Koreeda - que já esteve presente na seleção principal do festival por duas vezes - mostrará um empresário bem sucedido que descobre que seu filho foi trocado após o parto, tendo que tomar a decisão de escolher seu filho biológico ou o de criação.
Filmes recomendados do diretor: Maboroshi No Hikari (1995), Distance (2001), Dare Mo Shiranai (2004)

The Raid 2: Berandal


Direção: Gareth Evans
Elenco: Iko Uwais, Tio Pakusodewo, Ryûhei Matsuda
Informações: O galês Gareth Evans foi muito elogiado por Operação Invasão (Serbuan Maut, 2011), que mostrava um grupo de policiais que tinha que invadir um prédio controlado por criminosos. Sobre a continuação, se sabe apenas que os eventos ocorrerão duas horas após o encerramento do primeiro filme. Apesar de ser uma zebra, é esperado que o filme apareça ao menos em alguma das mostras paralelas.
Filmes recomendados do diretor: Operação Invasão (Serbuan Maut, 2011)

Blue Jasmine 


Direção: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Peter Sarsgaard, Alec Baldwin
Informações: Um dos mais celebrados diretores americanos, Woody Allen possui uma carreira de dar inveja a qualquer um. Escrevendo e dirigindo um filme por ano desde 1977, o diretor ainda não foi premiado com a Palma de Ouro, e, aliás, nunca nem foi escolhido para a competição principal do festival. No entanto, já teve filmes escolhidos para a exibição fora da competição e, assim, espera-se mais uma vez que ele esteja presente no festival, basta saber onde entra.
 Filmes recomendados do diretor: Match Point (2005), Manhattan (1979), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977), Hannah e Suas Irmãs (Hannah And Her Sisters, 1986)

Snowpiercer


Direção: Joon-Ho Bong
Elenco: Chris Evans, Tilda Swinton, Ed Harris, John Hurt, Kang-Ho Song
Informações: O cinema sul-coreano está em franca ascensão neste século, e nos últimos anos sempre tivemos algum representante do país na briga pela Palma. O favorito da vez é Joon-Ho Bong, em um filme futurista, que mostra os passageiros de um trem sendo os últimos sobreviventes da Terra. Após dirigir quatro longas em sua terra natal, Bong pela primeira vez terá um filme que não é totalmente falado em coreano. O elenco é forte, com Kang-Ho Song, um dos melhores atores coreanos na atualidade e Chris Evans, que interpreta o Capitão América em Os Vingadores (The Avengers, 2012).
Filmes recomendados do diretor: O Hospedeiro (Gwoemul, 2006), Memórias de um Assassino (Salinui Chueok, 2003), Mother – A Busca Pela Verdade (Madeo, 2009)

The Bastards


Direção: Claire Denis
Elenco: Chiara Mastroianni, Vincent Lindon, Michel Subor
Informações: Muito aclamada na Europa, Denis esteve presente em Cannes há longos 25 anos, com seu filme de estréia, Chocolat (1988). Posteriormente, a diretora esteve presente nos festivais de Berlim e Veneza, mas nunca retornou à luta pela Palma de Ouro. Dessa vez, com um filme que trata de temas como suicídio e vingança, é esperado que ela retorne à competição se conseguir terminar seu filme à tempo.
Filmes recomendados da diretora: O Intruso (L’Intrus, 2004), Desejo e Obsessão (Trouble Every Day, 2001), Beau Travail (1999)

White Bird In A Blizzard 


Direção: Gregg Araki
Elenco: Eva Green, Christopher Meloni, Angela Bassett
Informações: Araki surgiu para o grande público após o sucesso de Mistérios da Carne (Mysterious Skin, 2004), filme que também revelou o talento de Joseph Gordon-Levitt. O próximo filme do diretor mostra a busca de uma menina pela sua mãe desaparecida. Por nunca ter participado da competição principal, é esperado que o filme de Araki apareça em alguma das mostras paralelas, onde já foi premiado em anos anteriores.
Filmes recomendados do diretor: Mistérios da Carne (Mysterious Skin, 2004)

Outros filmes que podem aparecer:

La Passé
Direção: Asghar Farhadi
Informações: Depois do sucesso colossal que A Separação (Jodaeiye Nader Az Simin, 2011) fez, conquistando o Urso de Ouro em Berlim e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o novo trabalho de Farhadi gera grande expectativa, ainda mais por trazer Tahar Rahim e Bérénice Bejo, dois atores que tiveram bons papéis nos últimos anos. O filme contará a história de um iraniano que mora na França e é casado com uma francesa, mas resolve abandonar ela e os filhos para voltar a sua terra natal.

Venus In Fur
Direção: Roman Polanski
Informações: Ausente do festival há 11 anos, quando foi premiado com a Palma de Ouro por O Pianista (The Pianist, 2002), Polanski é um dos poucos gênios do cinema que ainda está entre nós. Mesmo já chegando aos 80 anos, o diretor vem mostrando nos seus últimos trabalhos que mantém a capacidade incomparável de contar uma boa história e dessa vez trará uma que mostra uma atriz tentando convencer um diretor de como ela é boa para um papel.


La Danza De La Realidad
Direção: Alejandro Jodorowsky
Informações: Responsável por filmes extremamente surreais, como El Topo (1970) e A Montanha Sagrada (The Holy Mountain, 1973) e sem filmar desde 1991, Jodorowsky pode estar se despedindo do cinema com um filme que misturas fatos reais e fictícios para contar a sua infância. O diretor possui poucos trabalhos em sua carreira, mas alguns deles são adorados, principalmente pelas coisas absurdas e ousadas que o diretor colocou em tela. Os rumores sobre a presença do filme no festival são mais sólidos após Jodorowsky dar declarações dizendo que os organizadores pediram que ele terminasse o filme em tempo para ser exibido no mesmo. Assim, mesmo que não esteja presente na competição principal, é quase certo que o filme seja mostrado em alguma das mostras paralelas ou até mesmo fora de competição.

Riaru: Kanzen Naru Kubinagaryû No Hi
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Informações: Mais um representante japonês, Kurosawa (que não tem nenhum parentesco com Akira Kurosawa) traz uma história de fantasia em que um homem tenta tirar sua esposa de um coma entrando em seu subconsciente. O diretor já esteve presente no festival com Tokyo Sonata (2008), que acabou recebendo o prêmio da mostra paralela Un Certain Regard.

Nine Minutes Interval
Direção: Corneliu Porumboiu
Informações: Um dos diretores da nova safra do cinema romeno, Porumboiu já esteve no festival com filmes anteriores, mas nunca na disputa pela Palma. Como o filme esteve em pós-produção em dezembro, é esperado que ele esteja pronto a tempo de figurar entre os participantes do festival. O filme mostrará um diretor que está tentando finalizar um trabalho mas encontra dificuldades para tal.

Abus de Faiblesse
Direção: Catherine Breillat
Informações: A polêmica Catherine Breillat pode ir pela segunda vez ao festival, depois de conseguir tal feito com A Última Amante (Une Vieille Maîtresse, 2007). Ela constantemente é acusada de filmar apenas pornografia e, apesar de isso estar presente em todos os seus filmes, ela é capaz de contar boas histórias envolvendo o tema. O seu novo filme, que tem Isabelle Huppert – praticamente um imã para filmes que querem ser exibidos no festival -, tratará de um fato que aconteceu com a própria diretora, que teve um relacionamento com o golpista Christophe Rocancourt.

Dau
Direção: Ilya Khrzanovsky
Informações: Coloquei esse filme na lista mais por vontade pessoal de ver o mesmo na competição do que por qualquer informação sólida sobre ele. Tal fato se deve pelo diretor ser responsável pelo excelente 4 (2005), filme surreal que conta como a história de quatro pessoas se entrelaça. O filme foi bastante premiado em festivais internacionais, e seu próximo será focado na vida do cientista russo Lev Landau e está em produção desde 2006. 

Blind Detective
Direção: Johnnie To
Informações: Com a produção de vários filmes e direção de pelo menos um por ano, To tenta mais uma vez entrar na competição principal, feito que conseguiu com Eleição – Submundo do Poder (Hak Se Wui, 2005) e Vingança (Fuk Sau, 2009). Seu novo filme tratará de um detetive que possui problemas na visão e se junta com uma jovem policial para resolver um crime. Mais uma vez voltando ao tema da máfia oriental, é esperado que To traga um filme de alta qualidade, com tiroteios muito bem coreografados, como na obra-prima Exilados (Fong Juk, 2006).

Oktober November
Direção: Götz Spielmann
Informações: Do novo filme de Spielmann, se sabe apenas que é uma história familiar envolvendo um pai no seu leito de morte e suas duas filhas tentando ajudá-lo. No entanto, o diretor é credenciado a estar na disputa pela qualidade que apresentou nos seus trabalhos anteriores, principalmente Revanche (2008).

An Enemy
Direção: Denis Villeneuve
Informações: Junto com Xavier Dolan, é mais um canadense cotado a estar presente no festival. Villeneuve já foi premiado anteriormente pelo curta Next Floor (2008) e esteve presente nas mostras paralelas com o brutal Polytechnique (2009). O diretor ganhou total visibilidade após a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com Incêndios (Incendies, 2010) e agora traz um thriller que mostra um homem perseguindo alguém que é extremamente parecido com ele, após vê-lo em uma sessão de cinema. O elenco conta com Jake Gyllenhaal de Donnie Darko (2001), Mélanie Laurent  de Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009) e Isabella Rossellini de Veludo Azul (Blue Velvet, 1986).

Dark Touch
Direção: Marina de Van
Informações: Mais uma mulher cotada a estar entre as concorrentes, Marina de Van é conhecida por fazer filmes que transitam entre o horror e o surreal, sendo uma das poucas representantes femininas a fazer parte da chamada Nova Onda Francesa. A diretora já esteve presente no festival mostrando seu Encontro com o Passado (Ne Te Retourne Pas, 2009) fora de competição. Dessa vez, ela traz um terror que mostra uma casa que ganha vida durante a noite e assombra seus moradores.

0 comentários:

Postar um comentário