quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cannes 2013: Conheça um pouco mais dos diretores concorrentes e seus trabalhos



Depois de muita espera, finalmente foram revelados os filmes que entrarão na briga pela Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013. Com algumas ausências inesperadas na competição principal, como Sofia Coppola e Claire Denis – ambas presentes na mostra paralela Un Certain Regard –, foram apresentados 19 filmes, sendo possível que até o início do festival - que vai de 15 a 26 de maio - ocorra a inclusão de novos concorrentes, fato que já ocorreu em outras ocasiões. Vamos ver agora os filmes que estarão na disputa pela Palma:


Inside Llewin Davis - dir. Ethan & Joen Coen



Os irmãos Coen iniciaram sua carreira, com o longa Gosto de Sangue (Blood Sample, 1984). Após ser premiado no Festival de Sundance, o trabalho deu grande visibilidade a eles, que conseguiram, ao longo dos últimos 29 anos, fazer obras memoráveis, como Barton Fink – Delírios de Hollywood (Barton Fink, 1991) , Fargo (1996), Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men, 2007), entre outros. No novo filme dos diretores, um aspirante a músico (Oscar Isaac) vivencia os movimentos musicais da Nova York dos anos 60. Dos escolhidos para o Festival, os Coen são os que possuem maior bagagem, com sete filmes já escolhidos para disputar aPalma de Ouro, com uma vitória há 22 anos.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
1991: Barton Fink – Delírios de Hollywood – Vencedor da Palma de Ouro e dos premios de melhor direção e melhor ator (John Turturro)
1994: Na Roda da Fortuna
1996: Fargo – Vencedor do premio de melhor direção
2000: E Aí Meu Irmão, Cadê Você?
2001: O Homem Que Não Estava Lá – Vencedor do premio de melhor direção
2004: Matadores de Velhinhas
2007: Onde Os Fracos Não Têm Vez

Un Château En Intalie - dir. Valeria Bruni-Tedeschi



A diretora e atriz italiana levará a Cannes a história de uma família que entra em colapso após ser forçada a vender sua casa. Esse é apenas o terceiro filme da diretora, que possui uma longa carreira como atriz, com seu início na década de 80. Depois da polêmica ocorrida no último ano por não haver nenhuma mulher na disputa, Tedeschi entra como única representante do sexo feminino em 2013.

Participações anteriores na competição principal de Cannes: Nenhuma

Michael Kohlhaas - dir. Arnaud des Pallières

O filme de Arnaud des Pallières é uma das grandes surpresas da mostra principal, pois esperava-se que, no máximo, o diretor conseguisse a exibição de seu novo longa na seção Um Certain Regard. O filme, baseado em livro homônimo de Heinrich Von Kleist, mostrará um vendedor de cavalos que é preso e vai atrás de justiça. O trabalho contará com dois atores que se destacaram bastante no festival do ano passado: Mads Mikkelsen (vencedor do prêmio de melhor ator naquela ocasião) e Denis Lavant.

Participações anteriores na competição principal de Cannes: Nenhuma



 Jimmy Picard - dir. Arnaud Desplechin


Ao contrário do concorrente anterior, o filme de Arnaud Desplechin já estava bem cotado para aparecer na competição principal deste ano. O diretor, que já é bem conhecido do Festival, trará seu primeiro filme rodado em inglês, baseado no livro “Psychoterapy Of A Plains Indian”, que conta a história real da amizade de um índio norte americano com um psicanalista. O filme terá Benicio Del Toro e Mathieu Amalric nos papéis principais, atores que também já foram premiados no festival.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
1992: A Sentinela
1996: My Sex Life...Or How I Got Into An Argument
2000: Esther Kahn
2008: Um Conto De Natal


Heli - dir. Amat Escalante

 


O diretor espanhol é conhecido por fazer filmes secos, como o criticado Os Bastardos (2008). Seus dois filmes anteriores foram participantes da mostra Un Certain Regard e a adição de Escalante à competição principal é uma coroação ao bom trabalho que vem mostrando. Em Heli, veremos um jovem que se envolve com tráfico de drogas, abuso sexual, corrupção policial e outras barbaridades enquanto sai à busca de seu pai, que desapareceu misteriosamente.
 

Participações anteriores na competição principal de Cannes: nenhuma


Le Passé - dir. Ashgar Farhadi

 


Outro da lista dos que já tinham passe quase certo para a competição, Farhadi faz o seu primeiro filme após o aclamado A Separação (Jodaeiye Nader Az Simin, 2011). Le Passé mostrará um iraniano que é casado com uma francesa e mora naquele país, mas decide abandonar tudo para voltar para sua terra natal. Posteriormente, ele tem que retornar para a França para lidar com as consequências de sua decisão. Tahar Rahim (O Profeta, 2009) e Berenice Bejo (O Artista, 2011) farão o casal principal, num dos filmes mais esperados do ano.

Participações anteriores na competição principal de Cannes: nenhuma

The Immigrant - dir. James Gray


O filme que estava previsto para ser lançado com o nome Lowlife aparentemente teve seu nome modificado. Com um elenco fortíssimo, incluindo Joaquin Phoenix, Marion Cotillard e Jeremy Renner, o filme contará a história de uma imigrante que é levada a uma vida de prostituição até que um mágico a ajuda a encontrar a irmã desaparecida. James Gray já é figurinha carimbada no Festival, sendo que seus últimos quatro filmes (incluindo este) estiveram presentes lá. O diretor, no entanto, jamais foi premiado.


Participações anteriores na competição principal de Cannes:

2000: Caminho Sem Volta
2007: Os Donos Da Noite
2008: Amantes

Grisgris - dir. Mahamat-Saleh Haroun

 


Natural do Chade, Haroun foi responsável por levar seu país pela primeira vez à competição, três anos atrás, além de sair com o Prêmio do Juri. Desta vez, o diretor mostrará um homem de 25 anos que perdeu o movimento das pernas mas sonha em se tornar um dançarino e começa a trabalhar com uma gangue que trafica gasolina. Esperem mais um trabalho de qualidade do diretor que tem colocado a África no mapa do festival francês.
 

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2010: Um Homem Que Grita – Vencedor do Prêmio do Juri

Tian Zhu Ding (A Touch Of Sin) - dir. Zhang-Ke Jia

 


Uma das mais agradáveis surpresas da lista, pois não se esperava que Zhang-Ke Jia deixasse seu novo filme pronto para esse ano, ainda mais pela falta de informação sobre o mesmo, cuja sinopse não consegui encontrar. De todo modo, a inclusão do chinês é bem vinda, principalmente pela qualidade de seus trabalhos anteriores, principalmente Em Busca Da Vida (2006), um dos filmes mais celebrados daquele ano.
 
Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2002: Ren Xiao Yao (Unknown Pleasures)
2008: Er Shi Si Cheng Ji (24 City)


Soshite Chichi Ni Naru (Like Father, Like Son) - dir. Hirokazu Koreeda


Especialista em retratar ótimos dramas familiars, Koreeda mostrará em Soshite Chichi Ni Naru um pai que descobre que seu filho biológico foi trocado com outra criança logo após o parto, levando-o a decidir se ficará com seu filho real ou com o que ele criou. O núcleo familiar já foi explorado pelo diretor de maneira magistral em Maboroshi No Hikari (1995) e Nobody Knows (2004), e, por ter essa bagagem, espera-se algo de grande qualidade vindo de um dos melhores diretores japoneses da atualidade.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2001: Distance
2004: Nobody Knows – Vencedor do prêmio de melhor ator (Yûya Yagira)


La Vie D'Adèle - dir. Abdellatif Kechiche


 

Mais um dos que já estavam sendo esperados no Festival, Kechiche trará um filme de três horas sobre uma adolescente que, estando em fase de descobertas na sua vida, começa a se sentir atraída por outra menina. O diretor foi muito elogiado pelo seu filme anterior, O Segredo do Grão (La Graine Et La Mulet, 2007) que foi colocado por muitos críticos como um dos melhores filmes de 2007. Seu novo longa contará ainda com Lea Seydoux, uma das mais promissoras atrizes da França.

Participações anteriores na competição principal de Cannes: Nenhuma

Wara No Tate (Shield Of Straw) - dir. Takashi Miike
 
Um dos diretores mais cultuados e prolíficos do cinema atual, Miike já tem mais de 80 filmes no currículo em apenas 22 anos de carreira. O cineasta, que ficou mais conhecido pelo violento Ichi – O Assassino (Koroshiya-1,2001), trará mais um filme envolvendo a máfia japonesa, desta vez baseando-se em um livro que mostra um assassino de crianças que está sendo transferido através do país para ser julgado. Ao saber do fato, o avô de uma de suas vítimas coloca um prêmio de 12 milhões de dólares pela cabeça do rapaz. A inclusão de Miike, por mais surpreendente que seja, é extremamente bem vinda, pois, mesmo dirigindo tantos filmes, o diretor consegue manter uma boa qualidade no seu trabalho.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2011: Hara-Kiri: A Morte de um Samurai

Jeune Et Jolie - dir. François Ozon

 

Representante do Novo Extremismo Francês, Ozon sempre faz filmes polêmicos, geralmente focados na sexualidade de seus personagens, e desta vez não será diferente. Pouquíssimo se sabe do filme, pois o diretor resolveu filmá-lo a “portões fechados”, revelando apenas que mostrará uma garota fazendo descobertas sexuais. Dependendo das escolhas de Ozon nesse filme, poderá ser visto algo bem pesado, do tipo de trabalho que termina sendo vaiado no Festival. 

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2003: Swimming Pool: À Beira da Piscina


Nebraska - dir. Alexander Payne

 

O cineasta independente dos EUA volta a Cannes depois de 11 anos para lutar pela Palma de Ouro. Para isso, levará à França um road movie em que pai e filho farão uma viagem de Montana a Nebraska para reclamar um prêmio de um milhão de dólares. Há pouco tempo saiu uma notícia sobre a decisão do diretor de lançar o filme em preto e branco, tratando esse como um de seus projetos mais pessoais. 

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2002: As Confissões de Schmidt



Venus In Furs - dir. Roman Polanski

 

Polanski finalmente está de volta à Croisette! Depois de onze anos de ausência, após levar a Palma de Ouro por O Pianista (The Pianist, 2002), o diretor, que continua fazendo trabalhos muito interessantes, trará uma história – baseada em peça da Broadway - estrelada pela sua esposa Emmanuelle Seigner, que interpretará uma atriz que tenta convencer o diretor – interpretado por Mathieu Amalric - que ela é perfeita para o papel em sua próxima produção. Polanski é um dos favoritos para entrar no seleto clube de diretores que ganharam a Palma duas vezes.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
1976: O Inquilino
2002: O Pianista
 

Behind The Candelabra - dir. Steven Soderbergh



 
 
Uma das maiores surpresas da competição, Soderbergh entra no festival competição principal com um filme feito para a TV. Esperava-se que Behind The Candelabra fosse exibido fora da competição, mas sua inclusão nela com certeza vai deixar muita gente irritada, principalmente por alguns nomes que eram esperados, como Claire Denis e Sofia Coppola, terem ficado de fora. O filme será baseado no livro autobiográfico de Liberace (Michael Douglas), tratando da sua relação de 6 anos com Scott Thornson (Matt Damon). Uma entrevista recente do diretor revelou que ele queria lançar o filme nos cinemas, mas resolver fazê-lo com financiamento da HBO, pois nenhum estúdio queria botar dinheiro no projeto, com a justificativa de que era “muito gay”. Agora, com a exibição em Cannes, pode ser que alguém resolva adquirir o longa e lançá-lo nos cinemas.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
1989: Sexo, Mentiras & Videotape – Vencedor da Palma de Ouro e dos prêmios da imprensa (FIPRESCI) e de melhor ator (James Spader)
1993: O Inventor de Ilusões
2008: Che: Parte 1 e Parte 2 – Vencedor do prêmio de melhor ator (Benicio Del Toro)

La Grande Bellezza - dir. Paolo Sorrentino

 



Figurinha carimbada no festival, Sorrentino sempre teve seu trabalho recebido de braços abertos pelos organizadore, que fazem questão de incluí-lo constantemente na competição principal. Seu novo filme tem traços de Fellini e mostrará um jornalista (Toni Servillo, colaborador constante do diretor) que tem lembranças de sua juventude. Seu último trabalho, Aqui é o Meu Lugar (This Must Be The Place, 2010) foi muito elogiado, principalmente pela atuação de Sean Penn, e saiu com um prêmio naquela versão do festival.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2004: A Consequência do Amor
2006: Amigo de Família
2008: O Divo – Vencedor do prêmio do Juri
2011: Aqui é o Meu Lugar – Vencedor do prêmio do Juri Ecumênico
 

Borgman - dir. Alex Van Warmerdam


Esse é o mais azarão da competição.O diretor já tem 7 filmes no seu currículo, mas o máximo que já tinha conseguido era beliscar prêmios em mostras paralelas do Festival de Veneza. Desta vez, Warmerdam já entra na briga com os grandes. Infelizmente não consegui encontrar nenhuma informação sobre o filme, mas desde já correrei atrás da filmografia do diretor para tentar saber um pouco mais sobre o seu cinema.

Participações anteriores na competição principal de Cannes: Nenhuma




Only God Forgives - dir. Nicolas Winding Refn


E aqui vem o filme que, com toda a certeza, será um dos mais badalados do festival. Refn balançou o Cannes em 2011 quando levou a obra-prima Drive, recebendo aplausos de mais de 15 minutos e sendo agraciado com o premio de melhor direção. Deste modo, os organizadores não quiseram perder a chance de mostrar em primeira mão o novo filme do diretor, que refaz a parceria com Ryan Gosling. Este interpretará Julien, dono de uma academia de boxe em Bangkok que serve de fachada para os negócios da família envolvendo drogas. Após o assassinato do seu irmão, sua mãe Jenna (Kristin Scott Thomas) pede para que ele busque vingança e mate os responsáveis por tal ato. Only God Forgives é um dos filmes mais esperados do ano, e vamos torcer para que seja lançado ainda em 2013 aqui no Brasil.

Participações anteriores na competição principal de Cannes:
2011: Drive – Vencedor do prêmio de melhor direção


0 comentários:

Postar um comentário