segunda-feira, 15 de abril de 2013

Análise: Reino Animal (Animal Kingdom, 2010)

Direção: David Michôd
Roteiro: David Michôd
Elenco: Jacki Weaver, Joel Edgerton, Ben Mendelsohn, Guy Pearce, Luke Ford, James Frecheville
Duração: 113 minutos 
Gênero: Drama
País: Austrália
Idioma: Inglês
Resumo: Acompanhamos Josh, que vai morar com sua avó e seus tios após a morte da mãe

O australiano David Michôd não poderia ter começado sua carreira no mundo dos longa-metragens de maneira mais entusiasmante. Após dirigir alguns curtas, o diretor recebeu luz verde para realizar Reino Animal, que foca no jovem jovem Josh (James Frecheville), que, após testemunhar a morte da mãe, passa a ir morar com a avó Janine (Jacki Weaver) e seus tios Barry (Joel Edgerton), Darren (Luke Ford) e Craig (Sullivan Stapleton).
No entanto, a mãe de Josh nunca deixava ele estar presente com essa parte da família, e logo na apresentação desses personagens nós entendemos o porquê. São todos deliquentes, envolvidos com negócios ilegais. Além deles, ainda há ainda outro tio, conhecido como Pope (Ben Mendelsohn) que a princípio está escondido em um motel pois sabe que a polícia está atrás dele.


Reino Animal não se apóia tanto na trama - mesmo esta sendo interessante -, mas sim no desenvolvimento dos seus personagens. E é aí que reside a grande sacada do filme, pois a qualidade dos atores escolhidos é altíssima. A família é mostrada sempre unida, com seus componentes preocupados uns com os outros. E são dois atores que praticamente roubam todo o show (apesar de os outros também estarem  muito bem): Jacki Weaver e Ben Mendelsohn.

A maneira com que Weaver - justamente indicada para o Oscar pelo papel e injustamente derrotada -  trata todos os seus descendentes é assustadoramente real. Mesmo sabendo que seus filhos estão fazendo coisas erradas a todo momento, ela não hesita em apoiá-los nem por um segundo, e, à medida que o filme avança, conseguimos ver como ela consegue manipular todos ao seu redor, sempre tentando conseguir o melhor para os seus interesses. A calma mostrada pela personagem para explicar a Josh o motivo de ela ter brigado com a filha ou o modo com que ela tenta convencer o advogado da família a cometer um assassinato é brilhante e faz com que a atriz mostre muito bem sua capacidade. Ben Mendelsohn, por outro lado, tem uma atuação bem mais contida, mas que não deixa de ser igualmente excelente. A forma que o personagem fala, sempre com a voz baixa, pode parecer normal a principío, mas se torna ameaçadora à medida em que o personagem se desenvolve.


Vale dizer que após alguns acontecimentos, também entra na trama o detetive Nathan Leckie, que também é muito bem interpretado por Guy Pearce. Apesar de a história em si não ser tão fora do comum, Reino Animal se torna imperdível pela qualidade do seu elenco. David Michôd com certeza é um diretor para se observar, e ainda esse ano ele lançará um western chamado The Rover. Quem, assim como eu, gostar de Reino Animal não pode deixar de conferir esse novo trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário