quinta-feira, 25 de abril de 2013

Top 5 - Filmes sobre o 11 de setembro


Com os atentados que ocorreram em Boston na última semana, e com o assunto terrorismo em pauta novamente, resolvi fazer uma lista com cinco bons filmes envolvendo o 11 de setembro de 2001, que, para quem não sabe , foi o dia do ataque terrorista ao World Trade Center, cansando  a morte de mais de três mil pessoas, além de um outro ataque ao pentágono. Mesmo sendo recente, o assunto já foi retratado por uma boa quantidade de filmes, e aqui colocarei obras que considero indispensáveis:



5º Zeitgeist (2007)

Primeiro documentário da lista, Zeitgeist é uma ótima pedida para quem é fã de teorias da conspiração. Apesar de não focar apenas no 11 de setembro - aborda também religião e economia -, o filme é interessante por levantar questões que estão até hoje - e provavelmente ficarão para sempre - sem resposta. Entre estas questões, encontra-se a dúvida sobre o motivo da queda de uma das torres que fazia parte do complexo do WTC, pois ela não foi atingida por nenhum avião, e, segundo os conspirólogos de plantão, o calor gerado pela explosão não seria suficiente para derrubá-la, principalmente pelo fato de as torres terem sido projetadas para suportar temperaturas altíssimas. Há outros acontecimentos estranhos que rondam todo esse fato, e o documentário aborda bem esses temas, sem tirar nenhuma conclusão.


4º Jogo de Poder (Fair Game, 2010)


Naomi Watts e Sean Penn estão nos papéis principais deste drama sobre a agente da CIA Valerie Plame, que teve sua identidade como agente secreta revelada por seu marido colocar uma matéria no jornal dizendo que o fato que levou os EUA a invadir o Iraque era totalmente deturpado e não condizia com a verdade.

Apesar de não ser um filme diretamente sobre o 11 de setembro, é sobre um evento que é ligado ao evento, qual seja, a guerra ao terror pregada pelos Estados Unidos e o tratamento que recebiam as pessoas que eram contra essa incursão em território alheio. Com exceção de Cannes, o filme foi ignorado injustamente por qualquer tipo de premiação importante, e seu caráter anti-americano é um dos grandes destaques.

3º Voo 93 (United 93, 2006)



Voo 93 conta a história do voo da United Airlines que também foi sequestrado no dia 11 de setembro de 2001, com a meta de atingir Washington. O longa mostra como seus passageiros conseguiram evitar que os terroristas conseguissem atingir o seu objetivo. O diretor Paul Greengrass triunfa ao criar um efeito de claustrofobia, ao mostrar quase todas as cenas do filme se passando dentro do avião ou no centro de controle de tráfego aéreo.

Com um elenco composto quase que totalmente por atores desconhecidos, Voo 93 é uma das experiências mais tocantes em relação ao 11 de setembro, com a inclusão de momentos marcantes, como as ligações que os passageiros do avião fizeram aos seus familiares, quando souberam de tudo que estava se passando.


2º A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012)




O mais recente filme de Kathryn Bigelow mostra a caçada a Osama Bin Laden, desde a queda das torres gêmeas até seu suposto (olha a teoria da conspiração aí) assassinato em 2011. Jessica Chastain faz uma excelente interpretação de uma agente da CIA que praticamente doa dez anos de sua vida para conseguir chegar ao terrorista. A obra de Bigelow foi extremamente criticada pelos congressistas americanos - fato que acabou tirando a força do filme para as principais categorias do Oscar, pois antes de seu lançamento era dado como um dos favoritos -, principalmente pelas cenas que mostram o serviço de inteligência dos EUA se utilizando de tortura para conseguir informações de prisioneiros.

Além de focar muito bem em toda a parte de investigação executada pelas forças de inteligência americana, o filme ainda se destaca pela sua meia hora final, que mostra a invasão à casa em que Osama estava escondido no Paquistão. Mesmo sabendo como aquilo vai terminar, é muito difícil não sentir a tensão que a cena gera ao mostrar a captura do homem mais procurado deste século.

1º Fahrenheit 9/11 (2004)



 

Michael Moore é um documentarista que consegue irritar muitos norte-americanos, principalmente por mostrar fatos que atingem pessoas que estão em classes sociais mais altas. Em Tiros em Columbine (Bowling For Columbine, 2002), o diretor já havia feito um ótimo trabalho sobre os efeitos que as armas causam na vida dos americanos, pegando como ponto de partida o massacre feito por dois adolescentes em uma escola secundária daquele país.

Em Fahrenheit 9/11, Moore mostra como o governo Bush conseguiu utilizar o clima de paranoia instaurado em todo o país para justificar a invasão no Afeganistão e no Iraque. Utilizando-se de entrevistas com pessoas de todas as classes e escalões de governo, é construída uma narrativa muito fluida, e o resultado final é essencial para quem quer saber um pouco mais sobre os efeitos gerados pelo atentado terrorista.

O filme foi sensação em Cannes, de onde saiu premiado com a Palma de Ouro e recebeu a maior salva de palmas da história do festival, chegando a impressionantes 25 minutos (Drive (2011) e O Labirinto do Fauno (El Laberinto Del Fauno, 2006)) são outros filmes que foram também bem agraciados, sendo aplaudidos por 15 minutos cada). Feito com um orçamento de 6 milhões de dólares e atingindo a receita de 23 milhões apenas no seu primeiro fim de semana, Fahrenheit 9/11 é o único documentário até hoje a ultrapassar a marca de 100 milhões de dólares em bilheteria.

0 comentários:

Postar um comentário