terça-feira, 9 de abril de 2013

Top 5 - Janeiro/2013



5º A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012) - dir. Kathryn Bigelow



A diretora vencedora do Oscar por Guerra Ao Terror (The Hurt Locker, 2008) revisita o tema, só que agora abordando a caçada americana ao terrorista Osama Bin Laden. O filme foi extremamente criticado pelos congressistas americanos, principalmente pelas cenas que mostram o serviço de inteligência dos EUA se utilizando de tortura para conseguir informações de prisioneiros. Independente de o que ele mostra ser real ou não - como a polêmica morte de Osama Bin Laden, que é discutida até hoje e ainda será por um bom tempo -, como filme, A Hora Mais Escura se sai muito bem, e grande parte de seu êxito se deve à atuação de Jessica Chastain, que conseguiu aqui o melhor papel de sua carreira até o momento.


4º Maria Cheia de Graça (Maria Full Of Grace, 2004) - dir. Joshua Marston



Maria Cheia de Graça é um filme que emociona, principalmente pela atuação magnífica de Catalina Sandino Moreno. Ela interpreta Maria, uma jovem colombiana que, cansada das explorações feitas por seu patrão, resolve aceitar um trabalho para carregar drogas até os Estados Unidos. Como não há salvação sem sofrimento, Maria deve carregá-las dentro do estômago, devendo engolir pequenos pacotes contendo o material. O suspense construído a partir do momento em que ela pisa no avião também ajuda bastante o filme a engatar, e, no final das contas, Maria Cheia de Graça se destaca por ser um ótimo estudo de personagem.

3º Berberian Sound Studio (2012) - dir. Peter Strickland



Toby Jones interpreta o engenheiro de som Gilderoy,  contratado por uma produtora italiana para coordenar a criação parte sonora de um Giallo (gênero de terror difundido na Itália a partir da década de 70) chamado The Equestrian Vortex. Assim, o filme funciona como homenagem a esse gênero e como um ótimo suspense, através do qual o diretor Peter Strickland constrói uma atmosfera de tensão e paranóia quase que exclusivamente pela edição de som. Quem gosta de cinema e tem curiosidade pela parte que ocorre por trás das câmeras tem grandes chances de gostar do filme.

2º Mononoke-Hime (Princesa Mononoke, 1997) - dir. Hayao Miyazaki



Hayao Miyazaki é bem cultuado pelos fãs de animação japonesa, e ficou mais conhecido no ocidente após o lançamento da obra-prima A Viagem de Chihiro (Sen To Chihiro No Kamikakushi, 2001). No entanto, desde a década de 80 o diretor já estava fazendo animações de grande qualidade e aqui ele conta uma história de fantasia, na qual o jovem guerreiro Ashitaka se vê acometido por uma maldição e, ao ir em busca de sua cura em uma floresta mística, se envolve em uma guerra entre os guardiões da mesma e o povo de uma cidade que suga seus recursos. As partes finais do filme me lembraram muito um dos melhores jogos de Playstation 2: Shadow Of The Colossus.

1º Além das Montanhas (Dupa Dealuri, 2012) - dir. Cristian Mungiu



Mais um exemplar da grande ascensão do cinema romeno a partir dos anos 2000, Além das Montanhas conta a história de uma mulher que vai a um convento para tentar levar sua amiga - agora freira - de volta para a Alemanha. A relação entre as duas é construída de maneira soberba e as atrizes (Cosmina Stratan e Cristina Flutur) arrebentam no primeiro papel de suas carreiras, o qual valeu a ambas o prêmio de interpretação feminina no Festival de Cannes em 2012. A câmera de Mungiu ajuda ainda mais a prender o espectador dentro do filme, retratando de forma quase documental os acontecimentos que ocorrem no convento.

0 comentários:

Postar um comentário