terça-feira, 30 de abril de 2013

Análise: Possuídos (Bug, 2006)

 
Direção: William Friedkin
Roteiro: Tracy Letts 
Elenco: Michael Shannon, Ashley Judd, Lynn Collins, Harry Connick Jr.   
Duração: 102 minutos    
Gênero: Drama / Ficção Científica   
País: Estados Unidos / Alemanha   
Idioma: Inglês   
Resumo: Ilusão e realidade se confundem em um quarto de um hotel em que um casal descobre uma infestação de insetos.

 



Primeiro filme da parceria entre William Friedkin e Tracy Letts – que escreveu o roteiro e também é responsável pela peça e roteiro de Killer Joe: Matador de Aluguel (Killer Joe, 2011)  –, Possuídos mostra Agnes (Ashley Judd), uma moradora de um quarto de motel que trabalha em um bar e, após uma noite de trabalho, recebe em sua “casa” a amiga R.C. (Lynn Collins) e o desconhecido Peter Evans (Michael Shannon). Após constatar que ele não tem para onde ir, Agnes permite que o estranho passe um tempo com ela. A partir disso, o filme entra em uma atmosfera de paranoia, pois Peter começa a supostamente encontrar insetos em por toda a parte. Isso se amplia, pois o quarto em que Agnes vive, como era de se esperar em um motel, é claustrofóbico, e o diretor consegue mostrar bem esse sentimento ao passar quase todo o tempo do filme dentro desse ambiente. 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Análise: Febre de Primavera (Chun Feng Chen Zui De Ye Wan, 2009)

Direção: Ye Lou
Roteiro: Feng Mei
Elenco: Jiaqi Jiang, Sicheng Chen, Hao Qin, Wei Wu, Zhuo Tan
Duração: 116 minutos
Gênero: Drama
Países: China / França
Idioma: Mandarim
Resumo: Ao desconfiar que seu marido tem uma amante, Lin Xue coloca um detetive para seguir seus rastros. No entanto, tudo desmorona quando ela descobre que ele está tendo um caso com outro homem


O cineasta Ye Lou foi banido por 5 anos na China, ficando proibido de fazer filmes após seu Palácio de Verão (Yihe Yuan, 2006) fazer alusão aos eventos ocorridos na Praça da Paz Celestial em 1989. Aquele filme foi inclusive escolhido para o Festival de Cannes de 2006, mas foi retirado da competição por ordens do governo chinês. Então, em 2009, Lou fez algo inusitado: conseguiu financiamento com investidores de Hong Kong e França e conseguiu fazer outro filme na China, mesmo ainda banido. O resultado de tal atitude se vê em tela, pois, filmado com uma câmera digital, Febre de Primavera mostra um senso de urgência muito grande, com muitas cenas feitas em becos escuros e locais isolados, e com iluminação precária. O próprio diretor deu uma entrevista ao NY Times dizendo que a todo momento ele temia ser pego pelas autoridades e ter seu equipamento confiscado.

domingo, 28 de abril de 2013

Análise: Dominação (Lost Souls, 2000)

Direção: Janusz Kaminski
Roteiro: Pierce Gardner
Elenco: Winona Ryder, Ben Chaplin, Elias Koteas, John Hurt, Philip Baker Hall
Duração: 97 minutos
Gênero: Terror
Países: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Resumo: Um grupo de católicos acredita que Satã encarnará no corpo de Peter Kelson, e, para tentar ir mais fundo dentro do caso, Maya Larkin se aproxima dele para tentar comprovar suas teorias


Acho que todo mundo que frequenta esse blog (e quem não frequenta também) já ouviu falar da famigerada regra dos 15 anos, que prega que você não deve reassistir nenhum filme que você idolatrava até essa idade, senão você pode descobrir que ele não era tão bom assim. Pois bem, como era de se esperar, eu tenho uma vasta lista de filmes que eu assistia com bastante frequência e adorava, sendo que Dominação era um deles....ERA.

sábado, 27 de abril de 2013

Análise: A Centopeia Humana 2 (The Human Centipede 2: Full Sequence, 2011)


Direção: Tom Six 
Roteiro: Tom Six
Elenco: Laurence R. Harvey, Ashlynn Yennie, Bill Hutchens 
Duração: 88 minutos 
Gênero: Terror 
Países: Estados Unidos 
Idioma: Inglês
Resumo: Inspirado pelo filme A Centopeia Humana, o vigia Martin resolve fazer sua própria versão do experimento, só que desta vez quadruplicando o número de pessoas




Eu poderia passar horas e horas escrevendo sobre a abominação que é A Centopeia Humana 2. No entanto, acho que se eu fizesse um post com um milhão de palavras, ainda não seria suficiente para mostrar porque vocês devem ficar longe desse filme. Já é bom começar dizendo que se você quiser manter sua sanidade intacta, já há um bom motivo para não chegar perto desta obra. 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Análise: A Casa (La Casa Muda, 2010)

Direção: Gustavo Hernández
Roteiro: Oscar Estévez
Elenco: Florencia Colucci, Abel Tripaldi, Gustavo Alonso
Duração: 86 minutos
Gênero: Terror
Países: Uruguai
Idioma: Espanhol
Resumo: Acompanhamos em tempo real o drama de Laura, que fica presa dentro de uma casa abandonada



Muito barulho se fez por A Casa após sua exibição nas mostras paralelas do Festival de Cannes de 2010. Dizia-se que era uma revolução no gênero de terror, principalmente por ser filmado em apenas um take. Eu fui um dos que ficou roendo as unhas para poder ver esta obra do cinema uruguaio, mas, ao conseguir assistir, constatei que o filme se destaca bem mais pela sua estética do que pela qualidade do que está sendo contado em tela.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Top 5 - Filmes sobre o 11 de setembro


Com os atentados que ocorreram em Boston na última semana, e com o assunto terrorismo em pauta novamente, resolvi fazer uma lista com cinco bons filmes envolvendo o 11 de setembro de 2001, que, para quem não sabe , foi o dia do ataque terrorista ao World Trade Center, cansando  a morte de mais de três mil pessoas, além de um outro ataque ao pentágono. Mesmo sendo recente, o assunto já foi retratado por uma boa quantidade de filmes, e aqui colocarei obras que considero indispensáveis:

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Análise: Sharasojyu (2003)

Direção: Naomi Kawase
Roteiro: Naomi Kawase
Elenco: Naomi Kawase, Kohei Fukungaga, Yuka Hyyoudo, Katsuhisa Nawase
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama
Países: Japão
Idioma: Japonês
Resumo: Acompanhamos o cotidiano de uma família após o desaparecimento de uma criança




Não há sinopse que faça justiça ou descreva fielmente tudo o que se passa em Sharasojyu. Digo isso, pois, além de qualquer coisa, esta é uma obra que é muito mais para ser sentida do que entendida. O filme abre com dois irmãos, Shun e Kei, brincando e correndo pela rua, até que Kei acaba entrando em um beco e desaparece misteriosamente. 

terça-feira, 23 de abril de 2013

Análise: O Adversário (L'Adversaire, 2002)

Direção: Nicole Garcia
Roteiro: Nicole Garcia, Jacques Fieschi, Frédéric Bélier-Garcia
Elenco: Daniel Auteuil, Géraldine Pailhas, François Cluzet, Emmanuelle Devos, Alice Fauvet, Martin Jobert
Duração: 129 minutos
Gênero: Mistério / Drama
Países: França / Suiça / Espanha
Idioma: Francês
Resumo: Jean Marc Faure toma decisões drásticas após descobrirem que ele está vivendo uma mentira há 20 anos

As pessoas geralmente mentem por coisas pequenas. Falam que pagaram um preço por um produto, mas na verdade pagaram outro; falam que o despertador quebrou, mas quiseram dormir mais um pouco; falam que a comida estava boa, mas estava ruim. Essas atitudes são bem naturais para o ser humano. O Adversário, no entanto, mostra uma pessoa que mentiu por 20 anos de sua vida, e construiu todo seu círculo de amigos e uma família com base nesta mentira.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Análise: Nuit Noire (2005)

Direção: Olivier Smolders
Roteiro: Olivier Smolders
Elenco: Fabrice Rodriguez, Yves-Marie Ghanoua, Marie Lecomte
Duração: 90 minutos
Gênero: Suspense / Drama / Ficção Científica
Países: Bélgica
Idioma: Francês
Resumo: O taxidermista Oscar encontra uma mulher desconhecida em sua cama e resolve cuidar dela



Duas crianças em um palco, gêmeos idosos, uma cortina vermelha se abrindo e revelando um cenário de floresta e uma criança mutilada. Com essa abertura surreal, Nuit Noire já mostra a que veio, e essa é uma boa coisa, pois esse definitivamente não é um filme para todo mundo. E, por mais que eu odeie usar a expressão "não é para todo mundo", aqui ela se justifica pois desde o início o filme mostra que seguirá uma narrativa fantasiosa, visto que logo após mostrar esse sonho, descobrimos que quem está vendo tudo isso é um médico, que, através de um funil está olhando o que está se passando dentro da cabeça de Oscar (Fabrice Rodriguez). Este trabalha como taxidermista em um museu e se surpreende quando volta pra casa e encontra uma mulher (Yves-Marie Ghanoua) em sua cama. A partir daí, ele começa a cuidar dela e acontecimentos cada vez mais bizarros começam a se desenvolver.

domingo, 21 de abril de 2013

Top 5 - Fevereiro/2013

5º A Consequência do Amor (Le Conseguenze Dell'Amore, 2004) - dir. Paolo Sorrentino


Toni Servillo se destaca nesta obra ao interpretar Titta Di Girolamo, um homem que trabalha para a máfia e mora em um hotel. Ele tenta ao máximo evitar qualquer tipo de contato emocional com outras pessoas, levando uma vida totalmente sistemática. No entanto, ele quebra suas regras e acaba se apaixonando pela garçonete Sofia, o que acabava gerando consequências trágicas para a sua vida. O filme é o segundo da carreira de Paolo Sorrentino, um dos melhores cineastas italianos em atividade. A maneira utilizada pelo diretor para mostrar as características do personagem de Servillo é excelente, fazendo com que fiquemos presos a ele e ansiosos pelo seu destino.

sábado, 20 de abril de 2013

Game Of Thrones - 3º Temporada - Episódio 3 - Walk Of Punishment


E as coisas vão esquentando em Game Of Thrones. Neste episódio, que até agora foi o melhor da temporada, tivemos acontecimentos bem interessantes.

Análise: Trilogia Millenium - Parte 3: A Rainha do Castelo de Ar (Luftslottet Som Sprängdes, 2009)



Direção: Daniel Alfredson
Roteiro: Ulf Ryberg
Elenco: Noomi Rapace, Michael Nyqvist, Annika Hallin, Thomas Köhler, Jacob Ericksson, Anders Albon, Lena Endre
Duração: 147 minutos
Gênero: Mistério / Drama
Países: Suécia / Dinamarca / Alemanha
Idioma: Sueco
Resumo: Enquanto Lisbeth Salander está aguardando seu julgamento por três assassinatos, Mikael Blomqvist arma um plano para provar a inocência dela.

 
E aqui se encerra uma das trilogias mais impressionantes dos últimos anos. Em A Rainha do Castelo do Ar, Lisbeth Salander está hospitalizada e aguardando a sua liberação para ir para a prisão e ser julgada pelo assassinato de três pessoas. Enquanto isso, Mikael Blomqvist luta para editar uma edição de Millenium que envolve a conspiração do governo que está por trás de toda a história de Salander. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Análise: Trilogia Millenium - Parte 2: A Menina Que Brincava Com Fogo (Flickan Som Lekte Med Elden, 2009)



Direção: Daniel Alfredson
Roteiro: Jonas Frykberg
Elenco: Noomi Rapace, Michael Nyqvist, Lena Endre, Hans Christian Thulin, Georgi Staykov, Yasmine Garbi, Micke Spreitz
Duração: 129 minutos
Gênero: Mistério / Drama
Países: Suécia / Dinamarca / Alemanha
Idioma: Sueco / Italiano / Francês
Resumo: Mikael Blomqvist e Lisbeth Salander investigam uma rede de tráfico sexual, ao mesmo tempo em que ela é acusada de três assassinatos.


Mais de um ano se passou após os eventos ocorridos no primeiro filme da trilogia, Os Homens Que Não Amavam As Mulheres. Lisbeth usou esse tempo para viajar e, como é de sua personalidade, cortar relações com todas as pessoas que estão ao seu redor. A volta dela coincide com a revista Millenium entrando em contato com um novo escritor, chamado Dag (Hans Christian Thulin), que está para publicar um livro sobre o tráfico de mulheres na Europa. Com isso, Mikael Blomqvist acaba ajudando o jovem escritor e acaba entrando em uma trama que envolve a busca pelo desconhecido Zala (Georgi Staykov), um criminoso envolvido em atividades que vão desde espionagem até o aliciamento de mulheres. Nils Bjurman também acaba se envolvendo com o criminoso, pois ele tem algo que aquele precisa: o arquivo criminal de Lisbeth Salander. Em troca, Bjurman pede para que Zala consiga o DVD que está em poder de Lisbeth e pode acabar incriminando-o.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cannes 2013: Conheça um pouco mais dos diretores concorrentes e seus trabalhos



Depois de muita espera, finalmente foram revelados os filmes que entrarão na briga pela Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013. Com algumas ausências inesperadas na competição principal, como Sofia Coppola e Claire Denis – ambas presentes na mostra paralela Un Certain Regard –, foram apresentados 19 filmes, sendo possível que até o início do festival - que vai de 15 a 26 de maio - ocorra a inclusão de novos concorrentes, fato que já ocorreu em outras ocasiões. Vamos ver agora os filmes que estarão na disputa pela Palma:

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Análise: Trilogia Millenium - Parte 1: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Män Som Hatar Kvinnor, 2009)

Direção: Niels Arden Oplev
Roteiro: Nikolaj Arcel, Rasmus Heisterberg
Elenco: Noomi Rapace, Michael Nyqvist, Sven-Bertil Taube, Peter Andersson, Lena Endre
Duração: 152 minutos
Gênero: Mistério / Drama
Países: Suécia / Dinamarca / Alemanha / Noruega
Idioma: Sueco / Inglês
Resumo: Um jornalista é auxiliado por uma hacker profissional em sua investigação de um assassinato ocorrido há mais de 40 anos.

A ideia por trás da existência da personagem Lisbeth Salander não poderia ser mais curiosa. Criada pelo escritor Stieg Larsson, responsável pela trilogia de livros “Millenium”, a personagem foi baseada em uma pessoa cujo estupro foi presenciado por Larsson. Ainda em sua adolescência, o escritor presenciou um grupo de amigos estuprando uma garota – chamada Lisbeth – e, apesar de não participar ativamente do ato, também não fez nada para evitá-lo ou interrompê-lo por estar em choque, e também resolveu não denunciar os amigos por “lealdade”. Um tempo depois, tomado pelo remorso, Larsson pediu perdão a Lisbeth, que nunca o desculpou. Anos se passaram e o escritor virou um ativista ferrenho que lutava a favor dos direitos das mulheres, entre outras batalhas, como contra o corporativismo, assim como seu personagem Mikael Blomqvist. Também como seu personagem, Larsson era editor de uma revista e então resolveu virar escritor. Morreu aos 50 anos de ataque cardíaco, antes de ver seus livros publicados e presenciar o sucesso que eles se tornaram.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Análise: A Proposta (The Proposition, 2005)


Direção: John Hillcoat
Roteiro: Nick Cave
Elenco: Guy Pearce, Ray Winstone, John Hurt, Danny Huston, Richard Wilson, Emily Watson
Duração: 104 minutos 
Gênero: Drama / Western
País: Austrália
Idioma: Inglês
Resumo: Após ser preso junto com seu irmão caçula, Charlie recebe uma proposta: matar o irmão mais velho em 9 dias ou ver o caçula ser executado

 
Alguns dias atrás me perguntaram se eu assistia a todo tipo de filme. Respondi que sim, e de fato assisto a tudo que posso, tentando variar o máximo possível. No entanto, se existe um gênero com o qual eu tenho um certo preconceito, é o Western. O pior de tudo é que essa minha posição é totalmente inexplicável, pois não consigo lembrar de assistir a um filme deste gênero que não tenha sido bom. Eis que resolvi assistir A Proposta e, mais uma vez, me senti envergonhado por ter essa barreira contra o gênero.