quarta-feira, 22 de maio de 2013

TOP 5 - Abril/2013


Vou fazer uma coisa diferente no TOP 5 desse mês. Como eu postei as análises de praticamente todos os filmes que estariam nos meus preferidos de abril, indicarei 5 bons filmes que assisti no mês e que, mesmo não tendo sido meus preferidos, deixaram uma ótima impressão:



5º Assassino(s) (Assassin(s), 1997) - dir. Mathieu Kassovitz

 
 

terça-feira, 21 de maio de 2013

TOP 10 - Filmes superestimados pela internet (2000-2013)

A partir do ano 2000, o uso da internet cresceu exponencialmente em todas as partes do mundo. Junto com isso veio o acesso das pessoas a um número maior de filmes e também a mania de idolatrar demasiadamente algumas obras.

Os filmes que vou postar nesta lista são os que, a meu ver, foram excessivamente elogiados pela internetnos últimos 13 anos, dando a impressão de serem melhor do que são (e em alguns casos dando a impressão de que são bons, quando isso não é verdade).

Antes de qualquer mensagem de ódio que possa chegar a mim, só quero deixar bem claro que filmes superestimados não são exatamente filmes ruins. O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1999) e Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) são exemplos de filmes que são muito, MAS MUITO superestimados e nem por isso são ruins (ambos inclusive estão entre os meus favoritos). Vamos à lista:

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Black Mirror - 2ª Temporada

 
Depois de ter ficado bem animado com o que a primeira temporada de Black Mirror me apresentou, não demorei para assistir a segunda. A série conseguiu manter o nível dos primeiros episódios, sendo que White Bear conseguiu, na minha opinião, até ser um pouco superior a The Entire History Of You que tinha sido o melhor daquela temporada. Agora basta torcer para que a série volte para uma terceira temporada, pois não é sempre que aparece um seriado tão criativo como Black Mirror. Vamos aguardar e ver o que o futuro nos reserva. 

A seguir, uma breve descrição de cada um dos episódios (sem SPOILERS e até evitando dar muitas dicas do plot):

domingo, 19 de maio de 2013

Análise: Grimm (2003)

Direção: Alex Van Warmerdam
Roteiro: Alex Van Warmerdam, Otakar Votocek
Elenco: Halina Reijn, Jacob Derwig, Carmelo Gómez, Ulises Dumont, Peggy Sandaal, Elvira Mínguez
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama / Comédia
Países: Holanda
Idioma: Holandês / Espanhol
Resumo: Uma releitura da fábula de João e Maria, que mostra os irmãos sendo abandonados pelos pais e partindo para a Espanha


E dando continuidade à filmografia de Alex Van Warmerdam, resolvi seguir a lista com Grimm (2003) que na verdade era o primeiro filme que eu queria ver do diretor, principalmente por ter lido que se trata de uma livre adaptação do conto João e Maria. Como em Abel (1986) eu percebi que o trabalho de Warmerdam tem uma grande carga de humor negro, fiquei ainda mais ansioso para ver este do qual vos falo.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Análise: Abel (1986)

Direção: Alex Van Warmerdam
Roteiro: Alex Van Warmerdam, Otakar Volocek, Frans Weisz
Elenco: Alex Van Warmerdam, Henri Garcin, Olga Zuiderhoek, Loes Luca, Annet, Malherbe
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama / Comédia
Países: Holanda
Idioma: Holandês
Resumo: Abel tem 31 anos e nunca saiu de casa. Seus pais tentam ajudá-lo a superar essa situação, o que acaba gerando acontecimentos inesperados



Após ver que Alex Van Warmerdam estará competindo no Festival de Cannes, resolvi ir atrás do trabalho do diretor. Conhecer os filmes dele também me ajudarão a conhecer um pouco mais da filmografia da Holanda, pois lembro de ter visto pouquíssimos filmes daquele país. Constatei que Warmerdam já tinha sete filmes no currículo, e com algum esforço consegui encontrar alguns pela internet, e o primeiro que assisti foi Abel, seu filme de estreia.

sábado, 4 de maio de 2013

Black Mirror - 1ª Temporada

Após assistir Kill List (2011), procurei algumas coisas sobre os atores que participaram daquela obra. Achei poucos filmes envolvendo eles, então fui atrás de algumas séries. Uma delas foi Utopia, a qual pretendo comentar em um post futuro, mas já adianto que é muito boa.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Análise: Terror nas Trevas (...E Tu Vivrai Nel Terrore! L'Aldilà, 1981)


Direção: Lucio Fulci
Roteiro: Dardano Sacchetti, Giorgio Mariuzzo, Lucio Fulci
Elenco: Catriona MacCall, David Warbeck, Cinzia Monreale, Veronica Lazar, Gianpaolo Saccarola
Duração: 87 minutos
Gênero: Terror
Países: Itália
Idioma: Inglês
Resumo: Uma mulher herda um hotel e acaba descobrindo que ele foi construído sobre uma das entradas do inferno



Quando uma pessoa resolve assistir a um filme de terror, ela deve estar preparada para encarar certas coisas que são totalmente avessas à realidade. Assim, não é possível que um cidadão em sã consciência assista, por exemplo, Halloween VI (Halloween: The Curse Of Michael Myers, 1995) e reclame que o filme é ruim porque o Michael Myers ressuscitou mais uma vez, mesmo depois de ser queimado, decapitado, profanado e enterrado. Assim, pelo menos para mim, a experiência de aproveitar tudo que Terror nas Trevas tinha para me oferecer dependia muito do quanto eu estava inclinado a esquecer a realidade. O grande problema é que nem assim fiquei imune à irritação causada por alguns problemas que o filme apresentou.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Análise: Angst (1983)

Direção: Gerald Kargl
Roteiro: Gerald Kargl, Zbigniew Rybczynski
Elenco: Erwin Leder, Silvia Rabenreither, Edith Rosset, Rudolf Götz
Duração: 83 minutos 
Gênero: Drama / Terror
País: Áustria
Idioma: Alemão
Resumo: Após passar quatro anos na cadeia por assassinato, um psicopata é solto e começa a ser dominado pela vontade de matar novamente

Poucos filmes conseguem me perturbar a ponto de me fazer perder o sono. Um que me marcou bastante nesse sentido foi o colombiano PVC-1 (2007), sobre uma mulher que é obrigada a utilizar uma "coleira" de PVC contendo uma bomba. Angst é outro que entra nessa lista, sendo uma das obras mais perturbadoras ao mostrar o que se passa dentro da mente de um assassino.