terça-feira, 26 de agosto de 2014

Recomendação de Série: The Leftovers



The Leftovers foi uma série que me pegou de surpresa. Estava lendo sobre o filme Mulholland Drive (Cidade dos Sonhos, 2001), quando me dei conta que um ator que aparece no filme (Justin Theroux), estava bem desaparecido, sendo que eu não lembrava de nenhum filme recente em que ele aparecia. Fui dar uma olhada na página dele no IMDB e vi que ele estava atuando nesta série, que me atraiu por 2 motivos básicos: Ser criada por Damon Lindelof (um dos responsáveis por Lost) e por ser da HBO.


O fato de ser HBO praticamente é um atestado de qualidade. Todas as séries que já vi do canal são excelentes, tanto pela produção envolvida como pelos profissionais que participam. Já o envolvimento de Lindelof com a série deveria mais me afastar do que me atrair, principalmente depois de toda a bizarrice que foi feita em Lost, que conseguiu ser excelente nas primeiras temporadas pra se tornar tão boa quanto uma novela da Globo. Mas como tem a HBO envolvida e Lost tinha muita qualidade inicialmente, achei que valia a pena dar uma conferida.

Parando pra pensar, dá até pra fazer uma comparação – meio esdrúxula, admito - de The Leftovers com Lost. Guardadas as devidas proporções podemos dizer que uma é o inverso da outra. Enquanto em Lost tinhamos um grupo de sobreviventes presos em uma ilha sem saber o que se passa no resto do mundo, em The Leftovers a premissa (baseada no livro "Os Deixados Pra Trás", de Tom Perrotta) é que 2% da população mundial desaparece (o que dá aproximadamente 140 milhões de pessoas) e ficamos acompanhando o que se passa com os que ficaram para trás, mais especificamente na cidade de Mapleton,NY.

Ou seja, como em Lost, temos um grande mistério, que envolve a tentativa de descobrir onde foram parar as pessoas que desapareceram. Mas é exatamente no tratamento a esse mistério que The Leftovers se diferencia (e pra melhor) em relação a Lost: O que acompanhamos é como os sobreviventes levam as suas vidas, como reagem ao desaparecimento e as consequências do mesmo. Como era de se esperar, há alguns pontos de mistério na série, como um cara que se diz capaz de retirar a dor das pessoas com um abraço, seitas estranhas que ficam perseguindo as pessoas, entre outros. Mas mesmo assim, o foco principal é o estudo dos personagens e a análise de como cada um deles reage às suas perdas. E nisso a série é brilhante.

A princípio, todos os personagens são mostrados como sofredores, profundamente afetados pela tragédia. No entanto, com o passar dos episódios, conseguimos ver que muitos deles até certo ponto desejavam que as pessoas à sua volta desaparecessem.

Resumindo, para quem está interessado em um drama muito bem feito, recomendo a série sem medo. Se você é daqueles que se interessa mais pelos mistérios (assim como eu), ainda recomendo que dê uma chance para The Leftovers, pois você pode acabar sendo surpreendido. Na minha opinião, das séries que estrearam em 2014, a única que ainda fica na frente dela é a excelente True Detective.

Um comentário:

  1. Os novos episódios a série também contarão com as participações recorrentes de Steven Williams (Arquivo X, Anjos da Lei), como Virgil, um sujeito que vive exilado, mas se torna confidente de Kevin.

    ResponderExcluir