segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn Of The Planet Of The Apes, 2014)


Ficha Técnica:
Planeta dos Macacos: O Confronto / Dawn of The Planet Of The Apes (2014)
Duração: 130 minutos
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Mark Bomback, Rick Jaffa, Amanda Silver
Elenco: Andy Serkis, Gary Oldman, Jason Clarke, Keri Russell, Toby Kebbell

Ressuscitar uma série que foi jogada na lama não é tarefa fácil para nenhum cineasta. Christopher Nolan conseguiu fazer isso recentemente com a sua trilogia do Batman (Origins, The Dark Knight e The Dark Knight Rises), que havia sido destruída por Joel Schumacher.


Já a franquia Planeta dos Macacos foi iniciada em 1968, e teve um excelente ponto de partida, com um filme que, até hoje, é totalmente assistível e não mostra sinais de que está datado. No entanto, após inúmeras continuações e um remake desastroso feito por Tim Burton, parecia que a série não tinha mais salvação. Em 2011 veio o surpreendente Planeta dos Macacos: A Origem, que deu início a um caminho parecido com o percorrido pelos filmes do Homem Morcego, pois mostrou que ainda havia esperança para a série.

Recentemente foi lançado o excelente Planeta dos Macacos: O Confronto, que dá continuidade ao filme anterior e mostra como o mundo ficou após os eventos ocorridos no primeiro filme. Logo no prólogo, são mostradas notícias de jornais ao redor do mundo que demonstram como a Gripe Símia devastou grande parte da população e fez com que o mundo ficasse praticamente deserto.

Os momentos seguintes são de extrema beleza: Aproximadamente 15 minutos sem nenhum diálogo, mostrando apenas os macacos se comunicando entre si e o modo com que eles organizaram sua nova sociedade. No entanto, esse equilíbrio é ameaçado quando um grupo de sobreviventes chega ao local em que eles estão morando e começam a disputar o domínio de uma represa para geração de energia.

Vale ressaltar o ótimo trabalho feito pela equipe de efeitos especiais mais uma vez. Durante a projeção, me lembrei muito de As Aventuras de Pi, pois naquele filme é impossível saber quando é um tigre de verdade que está em cena. Aqui, eu não sei nem dizer se existem macacos de verdade em alguma das cenas, pois as animações são tão bem feitas que fica impossível descobrir. E, novamente, Andy Serkis (que, pra quem não sabe, faz o Gollum na trilogia O Senhor dos Anéis) interpreta de maneira magistral o macaco Caesar, que passa de coadjuvante do filme passado para principal aqui, brilhando muito mais do que atores de respeito, como Gary Oldman. Infelizmente, como já ocorreu em outras oportunidades, Serkis será ignorado em todas as premiações, mas não é exagero dizer que ele mereceria ao menos uma indicação ao Oscar pelo papel.

E antes que os mais rigorosos digam que o ator não faz praticamente nada e o trabalho é todo da equipe de efeitos especiais, recomendo que vejam esses dois vídeos, que mostram que toda a expressão facial e movimentação dos macacos é trabalho exclusivo dos atores:





Dirigido por Matt Reeves (que já tem o ótimo Cloverfield no currículo), Planeta dos Macacos: O Confronto, entrega tudo o que se esperava ele, e se mostra ainda melhor que seu antecessor. Com um vilão muito bem construído, o filme consegue manter o espectador preso durante todo o tempo, e ao final nos deixa querendo ver um pouco mais daquele mundo.

Trailer:



Imagens:









Um comentário:

  1. Provavelmente o melhor filme desde o primeiro de 1968.

    http://filme-do-dia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir